REGULAMENTO | FARO INTERNAC CUP
top of page
Image by Arisa Chattasa

Regulamento

Copa Internacional de Faro 2024

A Organização

A Copa Internacional de Faro é uma organização privada, cujo organizador é o clube Iceshow Team Freestyle. É uma competição internacional oficialmente autorizada pela Federação de Patinagem de Portugal. Contudo, não é regulada por nenhuma federação, trata-se de uma competição  com provas federativas independentes.

O objetivo principal desta competição é o de desenvolver e estimular a patinagem inline freestyle em Portugal, entre atletas e entre clubes.

Pretende-se proporcionar ao patinador mais uma avaliação das suas competências nas diferentes provas do inline freestyle, num ambiente mais descontraído e de aprendizagem além das provas nacionais, por via da partilha de técnicas ou formas de desempenho desportivo.

O objetivo deste pequeno regulamento é o de dar ideias precisas de forma simples e em linhas gerais.

As normas e disposições a considerar nesta competição estão contidas no Regulamento Geral do Inline Freestyle da Federação de Patinagem de Portugal - FPP - e são aplicáveis a todas as entidades desportivas, incluindo Clubes, agentes e praticantes desportivos, sócios  da  FPP,  membros dos  órgãos  da  FPP,  Associados  da  FPP  e  quaisquer colaboradores  ou outras pessoas singulares ou coletivas subordinadas à FPP que, a qualquer título ou por qualquer motivo, exerçam funções no âmbito das competições tuteladas pela FPP ou não e que de alguma forma nelas intervenham ou desenvolvam atividade compreendida no objeto estatutário da Federação. 

Os pontos decorrentes dos resultados obtidos para cada atleta têm efeito no ranking oficial da World Skate de acordo com o regulamento dessa entidade e pelo qual se regem as Federações de cada país envolvido.

Os patrocinadores da Copa de Faro, ou de cada prova, terão prioridade de visibilidade na pista relativamente aos patrocinadores locais e aos patrocínios da Federação ou Associações Regionais de Patinagem.

Nesta competição disputam-se 5 provas nas modalidades de Free Jump, Slides, Speed Slalom, Battle e Classic Slalom.

Estarão disponíveis 6 categorias; Sub14; Sub19 e Sénior, para os géneros feminino e masculino.

Todos os atletas deverão apresentar-se no check-in e só deverão abandonar a competição após a entrega de prémios, sob pena de perderem o direito a receber o prémio conseguido.

Só poderão participar em competições atletas federados. Todos os atletas participantes deverão estar inscritos em um clube federado do seu país. 

O clube organizador obedecer, em primeira instância, ao descrito no Regulamento de competições de 2024 da federação a que pertence.

Qualquer atividade não pré-estabelecida e acordada por meios formais levada a cabo por entidades ou indivíduos na zona onde decorre a competição não está autorizada e incorre o envolvimento dos meios judiciais para repor a legalidade.

A Competição

Este Regulamento e todas as provas da Copa Internacional de Faro seguem as regras internacionais da modalidade, extraídas diretamente do Regulamento World Skate Inline Freestyle na sua última versão.

Qualquer questão não abrangida por este regulamento deve ser utilizada a referência ao referido documento WS.

1. A Copa Internacional de Faro é gerida de forma independente pelo clube de patinagem Iceshow vinculado à Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, portanto também, à Federação de Patinagem de Portugal  (designada em diante por FPP) e seguirá as suas normas e regulamentos.

2. Cada Competição terá a sua entrega oficial de medalhas e de prémios dos patrocinadores/organizadores. A referida entrega de medalhas será regida pelo regulamento geral da competição da FPP e pelas regras específicas da disciplina Inline Freestyle de acordo com o referido de seguida no capítulo indicado.

3. As regras técnicas de competição de cada uma das provas são as estabelecidas pelo WORLD SKATE INLINE FREESTYLE REGULATIONS e incluídas nas bases de competição 2024 do Comité Nacional de Inline Freestyle da FPP para as provas realizadas em Portugal, disponível na seguinte ligação - Regulamento Técnico Inline Freestyle

4. Dispensou-se a utilização de números dorsais para os atletas de todas as provas.

5. Sem  prejuízo  das  condições  definidas  nos  pontos  anteriores  deste  artigo, compete ao Juiz Chefe proceder a deliberações específicas sobre a aceitação ou indeferimento de cada um dos pedidos de mudança de categoria, depois de ponderadas as especificidades de cada situação em presença.

 

 

 

Prémios e Podiums (ver QUADROS)

 

1. Serão entregues medalhas aos 3 vencedores de cada prova, do 1º classificado ao 3º classificado.

2. Serão entregues troféus a todos os 1º classificados das modalidades de Free Jump, Slides e Speed Slalom.

3. Serão entregues taças a todos os 1º classificados das modalidades de Battle e Classic Slalom.

 

4. Serão ainda atribuídos prémios em cachet aos 1º lugares das categorias de SUB19 e SÉNIOR nas 5 provas, num total máximo de 20 vencedores.

5. Os 1º lugares de Classic Slalom e Battle serão premiados com a Taça da Copa Internacional de Faro, num total de 12 taças.

6. Só serão entregues prémios ou medalhas a quem estiver presente para os recolher no momento previsto para a entrega ao longo dos dois dias de competição. Não serão enviados prémios nem medalhas a ninguém, nem entregues a atletas ausentes ou seus representantes.

7. Qualquer dúvida ou questão sobre a estrutura definida para a atribuição de prémios constante neste regulamento devem ser dirigidas à organização.

Iceshow Associação Freestyle :

iceshowassociacaofreestyle@hotmail.com ;

Praceta Agostinho Ferreira Chaves 2, 1Esq.,

8005-328 Faro, Portugal

Contacto: + 351 936396567

 

 

 

CLUBES COLABORADORES, PARTNERS e PATROCINADORES

 

1. Entende-se por "Clube Colaborador",  todos os clubes que disponibilizem os seus recursos em favor da organização desta competição mediante um acordo vinculado entre os dirigentes do clube organizador e delegados representantes do clube colaborador.

Entende-se por Partner/Patrocinador, toda a entidade ou individuo que, uma vez assinado o respetivo contrato com o clube organizador, assuma despesas decorrentes da organização da competição ou disponibilize verbas entregues à organização para o pagamento dos prémios em dinheiro ou em espécie. 

2. Os clubes organizadores e colaboradores obterão um preço especial na inscrição dos seus patinadores, podendo expor sua marca na advertizing da pista e no streaming (se exisitir). A contribuição mínima para ser considerado um "clube colaborador" é na sua mínima expressão: a cedência de dois voluntários durante cada dia completo de competição e/ou a contribuição de material considerado como imprescindível para a realização de uma das provas.

 

3. Os clubes colaboradores NÃO têm qualquer responsabilidade pela organização.

4. Qualquer clube poderá futuramente agregar uma competição sua, passando a constituir-se um circuito de etapas, tornando-se assim um clube co-organizador de uma nova etapa. Com esta colaboração, terá da organização todo o apoio logístico necessário para realizar a sua competição gratuitamente (piso específico para derrapagens, medidores de salto, cronómetro, equipamento de música, streaming a preço especial e recursos humanos necessários para desenvolver a sua competição).

5. Os patrocinadores são responsáveis pela entrega dos prêmios aos patinadores nº 1, nº 2 desta Copa de acordo com este regulamento, no local da competição na data e hora previstas no Programa.

 

6. Não será aceite nenhum patrocinador que proponha um produto ou atividade que possa violar a imagem da Copa ou o espírito desportivo, ou que infrinja ou arrisque infringir qualquer principio da ética desportiva.

7. Cada novo patrocinador deverá contratualizar o seu patrocínio  se adicionado até 15 dias antes do inicio da competição devendo fornecer no mínimo 6 prémios, ou um valor equivalente a preço de venda.

Âncora Quadros
bottom of page